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SOB O OLHAR DE O RETRATO DO REI: UMA LEITURA METAPICTURAL DO BRASIL, Cristina Reis Maia

UNDER THE GAZE OF O RETRATO DO REI: A METAPICTORIAL READING OF BRAZIL

O presente trabalho visa analisar a metapicturalidade (LOUVEL, 2012) como uma expressão narrativa na escrita do romance O retrato do rei (MIRANDA, 2001). Para tanto, focaremos nas descrições elencadas no texto que (re)contam parte da história do Brasil do início do século XVIII através do encadeamento sugestivo de iconotextos metapicturais. No entrelace entre a história e a literatura, entre a escrita e imagem, o leitor é estimulado a desenvolver uma percepção mais crítica sobre a narrativa. O desafio é distinguir entre o mundo chamado real e o considerado ficcional, entre a história proclamada e a “reinventada”, entretecendo o lugar impreciso no qual a literatura estabelece vínculos com a história. Esse movimento possibilita o desvelamento e/ou a reconstituição da memória de um país e de um povo, fornecendo novos sentidos para acontecimentos do passado enquanto permite uma reflexão sobre o presente. Em O retrato do rei, Ana Miranda apresenta um contexto narrativo rico em possibilidades interpretativas, tecido através de iconotextos metapicturais de cunho histórico, que se abrem à multiplicidade de significantes. Para a realização deste trabalho utilizaremos os trabalhos desenvolvidos por Clüver (2011), Louvel (2006, 2012), Rajewsky (2012, 2020) Ribas (2021), entre outros.         

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